- Área: 825 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Rojkind Arquitectos. Photo: Jaime Navarro
-
Fabricantes: Arquimart, Comex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma rede de lojas de departamentos decidiu expandir seu espaço de varejo. A loja escolhida foi em uma praça aberta, localizada na movimentada esquina da Avenida De Los Insurgentes e Avenida Felix Cuevas, onde uma nova estação de metrô que foi aberta aumentando o tráfego de pedestres no local.
O modelo de caixa fechada típico de uma loja de departamentos foi questionado e decidimos dar uma nova identidade para a fachada da loja existente.
A intervenção de Rojkind Arquitectos propôs mover programas e funções, antes confinados no interior da caixa, a um envoltório permeável e animado, criando uma interação entre exterior e interior, participando da imagem da cidade.
Na fachada permeável podemos acomodar uma variedade de programas temporários, tornando-se uma mediadora entre a condição urbana e o programa tradicional que acontece no interior da loja.
A fachada de 2,8 metros de profundidade foi inspirada nos padrões moiré e arte óptica, que consiste em um conjunto de hexágonos de diferentes tamanhos dispostos em três camadas feitas de fibra de vidro, aço, alumínio e vidro.
Os espaços resultantes são acessados a partir do interior através de grandes aberturas que revelam o interior da loja e se conectam entre eles através de rampas e escadas que permitem ao usuário navegar na fachada.
Para manter o projeto viável, utilizamos a rica tradição de trabalho em metal feito com mão-de-obra disponível no México para enfrentar os desafios complexos de produção e orçamento. O resultado desse modelo, que nós chamamos de "desenho digital/fabricação local" tem muitas vantagens por suas qualidades altamente tecnológicas e artesanais.
Entre as inovações deste projeto, o grupo Liverpool do México escolheu como ferramenta para otimização e consolidação de processos de construção a gestão BIM, com o software ArchiCAD da Graphisoft.